Nesse post você vai:
- Experimentar o Arduino antes mesmo de compra-lo.
- Entender como ele pode ser usado em Internet das Coisas (IOT)
- Automação Residencial - Automação Industrial
- Robótica
- Inteligência Artificial
- Indústria 4.0
- Impressora 3D
O que é o Arduino?
O Arduino é uma pequena placa, criada em 2005 com o conceito de hardware livre, o que significa que qualquer um pode montar, modificar, melhorar e personalizar, partindo do mesmo hardware básico.
O objetivo era elaborar um dispositivo que fosse ao mesmo tempo barato, funcional e fácil de programar, sendo dessa forma acessível a estudantes e projetistas amadores.
Esse dispositivo consegue realizar muitas coisas, por exemplo, ligar o ar condicionado, controlar um robô, trabalhar com automação industrial e fazer coisas que normalmente o computador não consegue.
Existem várias placas de Arduino, a mais conhecida é o Arduino Uno. Um dos tipos de Arduino possui um chip chamado ESP32 que possui bluetooth, wifi, além de ser Dual Core, muito poderoso e custa barato.
Arduino Uno com WIFI + Bluetooth Dual Core 240mhz
Arduino UNO Virtual
Acima a imagem de um circuito que simulei no ThinkerCad (acesse o site aqui).
Arduino UNO Real
Esquema: Esquema – Pin Headers
Abaixo vemos uma comparação entre os pinos do D1 R32 e o Arduino UNO:
Indústria 4.0
No meu canal há um video explicando sobre a Indústria 4.0, o que tem nela que a torna tão importante para nossa sociedade. Você pode assistir o vídeo abaixo:
É importante dizer que o Arduino não é um brinquedo, ele está sendo muito utilizado na Indústria 4.0.
Robótica
Automação Residencial
O Arduino também é muito usado na Robótica, o robô da imagem acima foi impresso numa impressora 3D e é totalmente controlado por Arduino, ele ainda conta com capacidade Wifi.
Além disso, é possível realizar automação residencial, utilizando o celular para controlar tudo na casa. Isso é mais uma coisa incrível que o Arduino pode fazer.
1 Comentários
Fernando boa Tarde, sou Engenheiro de Software e queria conhecer mais sobre o arduino, as formas de programas e fazer configurações
ResponderExcluir